2 de setembro de 2013

Livros - Manual do Seminário de Ciências Bíblicas

Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2Tm 3.14-17, NTLH)

Um dos livros mais vendidos por volta da metade da primeira década do século 21 foi O Código Da Vinci, de Dan Brown. O livro conta uma história razoavelmente bem escrita, cheia de ação e suspense, mas infelizmente recheada de meias-verdades e mentiras. A certa altura, no meio da madrugada, a mocinha da história conversa com um personagem chamado Teabing. O diálogo é este:

Teabing pigarreou e declarou:
  • A Bíblia não chegou por fax do céu.
  • Como disse?
  • A Bíblia é um produto do homem, minha querida. Não de Deus. A Bíblia não caiu magicamente das nuvens. O homem a criou como relato histórico de uma época conturbada, e ela se desenvolveu através de incontáveis traduções, acréscimos e revisões. A história jamais teve uma versão definitiva do livro.
  • Oh, sim.
Neste diálogo, boa parte do que se nega está correto. De fato, a Bíblia não chegou por fax do céu, tampouco como anexo de e-mail. Também não caiu magicamente das nuvens, nem foi encontrada, pronta, num cofre enterrado numa ilha deserta. No entanto, aquilo que se afirma nessa conversa fictícia é, no mínimo, uma meia-verdade, para não dizer que é pura mentira. Afirmar que a Bíblia é um produto do homem, não de Deus, é uma meia-verdade. Nada impede que, sendo escrita por homens, tenha sua origem em Deus. E dizer que a Bíblia se desenvolveu através de incontáveis traduções e que jamais existiu uma versão definitiva do livro é total ignorância dos fatos. Traduções nunca são feitas de outras traduções, e mesmo que o fossem, ainda poderiam ser verificadas à luz dos textos originais. E já existe uma ―versão definitiva‖ da Bíblia desde que o último livro do Novo Testamento foi escrito.

O que é, então, a Bíblia? Normalmente não falamos muito sobre a Bíblia. Falamos a partir da Bíblia e deixamos a própria Bíblia falar. Mas raramente paramos para pensar e falar a respeito da própria Bíblia. Queremos examinar que livro ela é, quais são as suas funções, e qual é a sua finalidade.

Que livro é este que chamamos de Bíblia? Na verdade, não é um livro, mas uma coleção de livros. A palavra ―bíblia é uma palavra grega no plural que significa ―livros. De fato, a Bíblia não é um só livro, mas uma coleção de 66 livros. No entanto, como esses livros estão todos num só volume, dizemos que é um livro.

Aumente o seu conhecimento sobre a Palavra Escrita de Deus (Bíblia) baixando esse manual para lhe auxiliar nos seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário