6 de setembro de 2013

Artigos - Dons Espirituais: Sabedoria


Dons Espirituais: Sabedoria

Mark Driscoll


[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ 10º ] [ 11º ] [ 12º ] [ 13º ] [ 14º ] [ 15º ] [ 16º ] [ 17º ] [ 18º ]

Tendo colocado alguns princípios fundamentais relativos aos dons espirituais, Paulo começa a enumerar alguns dos dons espirituais: "Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;" (1 Cor. 12:8 NVI)

O Dom Espiritual de Sabedoria Definido 

O dom de sabedoria é a capacidade de ter discernimentos sobre pessoas ou situações que não são óbvias para a pessoa mediana, combinada com uma compreensão sobre o que fazer e como fazer. É a possibilidade de não apenas ver, mas também de aplicar os princípios da Palavra de Deus aos assuntos práticos da vida por meio do "espírito de sabedoria" (Ef 1:17).

Pessoas com o Dom de Sabedoria

Essas pessoas muitas vezes têm uma capacidade de sintetizar a verdade bíblica e aplicá-la às vidas das pessoas de tal forma que elas façam boas escolhas e evitem erros insensatos. Essas pessoas funcionam bem hoje em dia como treinadores, conselheiros e consultores.

Sabedoria no Ministério de Jesus

Lucas 2:40-52 diz que Jesus foi "enchendo-se de sabedoria" como menino e "crescia em sabedoria" como um jovem de forma que os doutores dos seus dias "se admiravam da sua inteligência." Multidões que ouviram Jesus ensinar diziam: "Que sabedoria é esta que lhe foi dada?" (Marcos 6:2). Em Mateus 12:42, Jesus disse que era mais sábio que Salomão. E em Lucas 21:15, Ele disse: " eu vos darei boca e sabedoria." Também somos informados de que Jesus é a "sabedoria de Deus" (1 Cor 1:24,30).  

A sabedoria também é ilustrada nas vidas de Josué (Deut 34:9), Salomão (1 Reis 3:5-28), e Daniel (Daniel 1:17-20; 2:19-23).

Você tem esse Dom?

Aqui vão algumas perguntas para você fazer a si mesmo:
  • Quando estuda a Palavra de Deus, você percebe que descobre o significado e suas implicações antes dos outros?  
  • Você parece compreender coisas sobre a Palavra de Deus que outros crentes com o mesmo histórico e experiência não parecem saber?
  •  Você tem condições de aplicar a verdade bíblica de uma forma prática para ajudar a aconselhar outros a fazer boas escolhas na vida? 
  • Você fica frustrado quando as pessoas tomam decisões insensatas que prejudicam a qualidade de vida delas porque você sabe o que elas deveriam ter feito?  
  • Percebe que quando as pessoas têm importantes decisões a tomar, vêm até você para oração e aconselhamento bíblico? 
  • Considera que quando você aconselha as pessoas, Deus, o Espírito, concede-lhe sabedoria para compartilhar com elas das Escrituras, que elas então aceitam como verdade de Deus para elas através de você?
Fonte: Bom Caminho  Divulgação: Massoreticos

******************

Nota do Editor: A publicação desta série não implica em plena concordância do blog massoreticos.blogspot.com.br com a opinião do autor. Creio que o assunto é controverso e não dispomos de abundantes informações nas Escrituras, principalmente a respeito das características peculiares de cada dom citado. A série é publicada aqui para reflexão e avaliação inteligente do leitor. "julgai todas as coisas, retende o que é bom;" (1 Ts 5:21 RA)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário