19 de setembro de 2013

Artigos - Dons Espirituais: Pastor / Aconselhamento Bíblico

Dons Espirituais: Pastor/Aconselhamento Bíblico

Mark Driscoll

[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ 10º ] [ 11º ] [ 12º ] [ 13º ] [ 14º ] [ 15º ] [ 16º ] [ 17º ] [ 18º ]

"E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres..." (Ef 4:11 NVI) 

O Dom Espiritual do Pastor/Aconselhamento Bíblico Definido 

Em um sentido, pastorear é o ofício reservado para aqueles homens que atendem os critérios bíblicos (1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9). Em outro sentido, há também um dom pastoral geralmente conhecido como pastoreio ou aconselhamento bíblico que Deus dá a pessoas na igreja além dos pastores/presbíteros. Estas pessoas protegem, guiam, aconselham e discipulam outras pessoas.

Pessoas com Dom de Pastor / Aconselhamento Bíblico

A pessoa com o dom de pastor tem um amor pelas pessoas que a compele a se reunir com gente para cuidar deles e guiá-los com instrução bíblica. Pessoas com este dom encontram grande alegria ao ver pessoas amadurecendo na fé e superando pecados insistentes e o desânimo.

Pastor / Aconselhamento Bíblico nas Escrituras

Jesus é chamado o "Bom Pastor" (João 10:11-14; 13:20; 1 Pedro 2:25) e o "Supremo Pastor" (1 Pedro 5:4). A Bíblia também nos dá vislumbres de Jesus sentando com pessoas para pastoreá-las, como a interação dEle com a mulher samaritana no poço em João 4. Paulo é outro exemplo de pastor ou conselheiro bíblico (Atos 20:17-35).  

Você tem esse dom?
  • Você tem um profundo amor pelas pessoas que o compele a cuidar delas?
  • Você gosta de encontrar-se com pessoas para ouvir a história da vida delas e provê-las com aconselhamento bíblico?  
  • Quando fica sabendo que alguém está sofrendo, seu primeiro instinto é tentar encontrar-se com essa pessoa para ajudar? 
  • Você é capaz de apontar pecado e tolice na vida de alguém de uma maneira amorosa que esse alguém recebe como útil?  
  • Você gosta de encontrar-se com cristãos para ajudá-los a amadurecer na fé? 
  • Pessoas te procuram para aconselhamento e instrução?
Fonte: Bom Caminho  Divulgação: Massoreticos

*****************
Nota do Editor: A publicação desta série não implica em plena concordância do blog massoreticos.blogspot.com.br com a opinião do autor. Creio que o assunto é controverso e não dispomos de abundantes informações nas Escrituras, principalmente a respeito das características peculiares de cada dom citado. A série é publicada aqui para reflexão e avaliação inteligente do leitor. "julgai todas as coisas, retende o que é bom;" (1 Ts 5:21 RA)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário