5 de setembro de 2013

Artigos - Qualificações dos Presbíteros: Modesto

Qualificações dos Presbíteros: Modesto

Juliano Heyse (editor)

[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ 10ª ] [ 11ª ] [ 12ª ] [ 13ª ] [ 14ª ] [ 15ª ] [ 16ª ] [ 17ª ] [ 18ª ] [ 19ª ] [ 20ª ] [ 21ª ] [ 22ª Final ]

É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto... 1 Tm 3:2

Introdução

Esta qualificação só aparece na lista de 1 Timóteo. A tradução não ajuda muito. Modesto, honesto, simples, circunspecto são claramente traduções que ficam distantes do sentido para onde apontam os comentaristas. Aparentemente este termo tem algo a ver com civilidade, o caráter de um cidadão respeitável, com a vida bem organizada e equilibrada. Das traduções em português abaixo, a NVI parece ter chegado mais perto do sentido exato. Esta palavra é a mesma de "traje decente" de 1 Tm 2:9. Respeitável, decente, apropriado, parece ser mesmo uma tradução mais adequada. 

Grego
  • Em 1 Timóteo κοσμιοζ - kosmios 
Strongs - bem organizado, conveniente, modesto.
 
Rienecker e Rogers - ordeiro. Implica em comportamento ordeiro, mas também no cumprimento dos deveres e o ordenamento da vida interior, da qual surge o comportamento exterior.

Outras Versões

Outras traduções do mesmo termo em português:

Almeida Revista e Atualizada (ARA)modesto
Nova Versão Internacional(NVI)respeitável
Almeida Revista e Corrigida(ARC)honesto
Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH)simples
Tradução Brasileira(TB)circunspecto

Comentários

Broadman - o oposto de desordenado. 

D. A. Carson (-) 

Jamieson, Fausset e Brown - no grego, é "ordeiro"; sóbrio refere-se à mente interior; "ordeiro", ao comportamento, aspecto, aparência, modo de andar, exterior. O novo homem tem sobre is algo de um personagem de um festa sagrada, incompatível com toda confusão, desordem, excesso, violência, frouxidão, presunção, grosseria e mesquinharia. 

João Calvino - Significa alguém que se porta com decência e civilidade. 

John Gill - de bom comportamento. limpo e decente no seu vestuário; modesto em todo o seu comportamento e conduta e afável e cortês com todos; excelente em sua vida e conversação, sendo adornado com tudo que é gracioso e belo. 

John MacArthur - A palavra grega significa "ordenado". Presbíteros não podem ter vidas caóticas; se eles não conseguem organizar suas próprias vidas, como poderiam trazer ordem à igreja? 

Matthew Henry - Deve ter um bom comportamento, centrado e sólido, e não vazio, fútil, e superficial. 

New American Commentary - Ser "respeitável" demanda dignidade e ordem no comportamento. Não é simplesmente uma demanda por boa educação e boas maneiras, mas descreve uma pessoa cuja vida exterior bem ordenada reflete uma estabilidade interna. Um traço de personalidade relacionado especialmente com as ações exteriores de um bispo. 

William MacDonald - moderado, ou seja, deve ser muito metódico em seus hábitos. 

Conclusão

O presbítero deve ser um cidadão decente, respeitável, correto e com a vida bem organizada e ordenada. O termo não era propriamente cristão, mas um requisito desejável em toda a civilização greco-romana.

Próximo Artigo: Hospitaleiro

Fonte: Bom Caminho  Divulgação: Massoreticos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário