7 de outubro de 2013

Artigos - Qualificações dos Presbíteros: Bom Testemunho dos de Fora

Qualificações dos Presbíteros: Bom Testemunho dos de Fora

Juliano Heyse

[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ 10ª ] [ 11ª ] [ 12ª ] [ 13ª ] [ 14ª ] [ 15ª ] [ 16ª ] [ 17ª ] [ 18ª ] [ 19ª ] [ 20ª ] [ 21ª ] [ 22ª Final ]

Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 1 Tm 3:7

Introdução 

Esta qualificação só aparece na lista de Timóteo e está ligada ao testemunho do presbítero. Não há muito o que comentar aqui. A qualificação é praticamente autoexplicativa.  

Grego
  • Em 1 Timóteo testemunho - μαρτυρια - marturia / de fora - εξοτθεν - exothen
Strongs - testemunho - o que alguém testifica, testemunho / de fora - de fora, exterior.

Rienecker e Rogers - de fora - de fora, um termo para incrédulos (v. 1 Ts 4:12; Cl 4:5)

Outras Versões

Outras traduções do mesmo termo em português:

(ARA)tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo
(NVI)ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo
(ARC)tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo
(NTLH)seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo
(TB)tenha bom testemunho dos que são de fora, para que não caia no opróbrio e no laço do Diabo

Comentários

Broadman - A missão da igreja depende da boa reputação dos seus membros, especialmente seus líderes. Uma reputação ruim deixa o líder à mercê do opróbrio e laço do diabo.  

D. A. Carson (-) 

Jamieson, Fausset e Brown - daqueles gentios ainda não convertidos ao redor (1 Co 5:12 Col 4:5 1 Ts 4:12), para que eles possam ser o mais prontamente ganhos para o Evangelho (1 Pe 2:12), e que o nome de Cristo possa ser glorificado. Nem mesmo a vida pregressa de um bispo deveria estar aberta a repreensão. 

João Calvino - Isto parece ser muito difícil, para que um homem religioso deva ter, como testemunhas da integridade dele, infiéis que estão furiosamente loucos para contar mentiras contra nós. Mas o que o apóstolo quer dizer que, tanto quanto se pode verificar em relação ao comportamento externo, até mesmo os incrédulos são constrangidos a reconhecer que ele é um bom homem; Já que, embora eles infundadamente caluniem todos os filhos de Deus, contudo eles não podem declarar que é um homem mau aquele que conduz uma vida boa e inofensiva no meio deles. Tal é o reconhecimento de retidão que Paulo aqui descreve. 

John Gill - Quer dizer, "fora da igreja", como está na versão arábica; para que homens maus, apesar de não gostarem dos princípios e profissão de ministros piedosos e menosprezarem o ofício deles, não possam senão falar bem da vida e conversação decente deles. E esta parte do caráter deles é necessária para que possam convidar as pessoas a ouvi-los e recomendar o ministério deles para elas. (...) para que não caia em opróbrio, na repreensão de homens, não só do mundo, mas dos que professam a religião, que podem ser hábeis em censurá-lo por seus pecados passados, especialmente aqueles que podem cair sob as censuras dele, advertências e reprovações que por este meio se tornarão em grande medida inúteis e ineficazes.  

John MacArthur - Um líder na igreja deve ter uma reputação incontestável na comunidade não crente, mesmo que as pessoas ali discordem com suas posições morais e teológicas. Como ele poderia ter um impacto espiritual naqueles que não o respeitam? Cf. Mt 5:48; Fp 2:15. 


Matthew Henry - Ele deve ter boa reputação entre os seus vizinhos, e não estar sob nenhuma reprovação por comportamentos anteriores; porque o diabo fará uso disso para enlaçar outros e operar neles uma aversão pela doutrina de Cristo pregada por aqueles que não tiverem um bom registro de vida.  

New American Commentary - Um líder de igreja efetivo precisa ter o respeito de até mesmo do mundo não salvo. Se o comportamento do líder não apresentar um testemunho respeitável, o diabo pode apanhar a igreja em uma armadilha tornando os de fora desconfiados em crer no evangelho. A "boa reputação" é literalmente um "bom testemunha". Este é um apelo para que o líder de igreja tenha um bom nome e posição na comunidade mais ampla. A menção do nome do líder não deveria causar escárnio entre os oponentes do evangelho. O comportamento do líder deveria prover um exemplo de integridade e compromisso com o evangelho que ele professa.

Os de fora são aqueles que não creem no evangelho. Os instintos morais de pessoas de fora iluminadas são sãos e merecedores de respeito. Cristãos não devem ignorar tais opiniões ao avaliar o caráter de um líder potencial.

O "opróbrio" pode ser aquela reprovação que os de fora trazem sobre cristãos professos que desonram o cristianismo pela desobediência. Satanás usa tal opróbrio para apanhar as suas vítimas. Se o bispo tiver uma reputação ofensiva para com o mundo não salvo, ele e a igreja inteira entrarão em opróbrio. Paulo declarou que tal opróbrio é uma armadilha colocada pelo diabo. Quando os líderes de igreja vivem de tal modo que os estranhos não salvos recusam escutar a mensagem deles, o diabo claramente atraiu os crentes para uma armadilha. Os cristãos têm que perceber que os incrédulos examinam as ações deles com um holofote à procura de falhas. O apelo de Paulo é para que líderes de igreja não dêem nenhuma oportunidade genuína para que incrédulos os acusem. 

William MacDonald - O bispo é um homem que deve ter bom testemunho na comunidade. Aqueles que estão de fora é uma referência aos não-cristãos. Sem esse bom testemunho, ele se torna sujeito às acusações dos homens e opróbrio do diabo. Essas acusações podem vir tanto de cristãos como de não-cristãos. O opróbrio do diabo é uma armadilha de Satanás para aqueles que não vivem em concordância com suas confissões. Quando Satanás captura homens em sua armadilha, ele os aprisiona para ridicularizar, escarnecer e desprezar.  

Conclusão

O presbítero precisa ser alguém irrepreensível não só dentro da igreja, mas também fora dela. As pessoas que o conhecem fora da igreja devem, como disse Calvino, "reconhecer que ele é um bom homem", mesmo que não gostem dele e até nutram uma inimizade contra ele por causa do Evangelho. Homens que são mal vistos pelas pessoas incrédulas, em seu caráter e comportamento, não servem para serem líderes na igreja do Senhor. 

Próximo Artigo: Não Neófito

Fonte: Bom Caminho  Divulgação: Massoreticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário