28 de outubro de 2013

Artigos - Qualificações dos Presbíteros: Tem Domínio de Si

Qualificações dos Presbíteros: Tem Domínio de Si

Juliano Heyse

[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ 10ª ] [ 11ª ] [ 12ª ] [ 13ª ] [ 14ª ] [ 15ª ] [ 16ª ] [ 17ª ] [ 18ª ] [ 19ª ] [ 20ª ] [ 21ª ] [ 22ª Final ]

antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si Tt 1:8

Introdução 

Qualificação muito parecida com temperante, de 1 Timóteo, mas a palavra é outra. Aliás, essa palavra só aparece aqui neste versículo em todo o Novo Testamento. É uma palavra que significa forte, poderoso.  

Grego
  • Em Tito εγκρατηζ - egkrates
Strongs - forte, robusto, que tem poder sobre, possuído de (algo), que domina, controla, modera, restringe, que se controla, temperado, continente.

Rienecker e Rogers - autocontrole. Significa completo auto-domínio, que controla todos os impulsos apaixonados e mantém a vontade leal à vontade de Deus.

Outras Versões

Outras traduções do mesmo termo em português:

(ARA)que tenha domínio de si
(NVI)tenha domínio próprio
(ARC)temperante
(NTLH)disciplinado
(TB)que se governe a si mesmo

Comentários

Broadman - (-)  

D. A. Carson -  (-) 

Jamieson, Fausset e Brown "Alguém que tem suas paixões, língua, mãos e olhos, sob controle" [Crisóstomo]; "continente".  

João Calvino - (-) 

John Gill no comer e beber; continente nas luxúrias da carne; e até mesmo se privando das coisas que poderiam ser usadas legitimamente, entretanto que não convém, por causa do fraco, da paz da igreja e da glória de Deus.  

John MacArthur - (-) 

Matthew Henry - vem de uma palavra que significa força e denota alguém que tem poder sobre seus apetites e afeições, ou, em coisas legítimas, pode, para bons fins, restringir-se e refrear-se.  

New American Commentary - Ele deve ser "disciplinado" (egkrate). Esta característica final também conclui a lista de frutos do Espírito de Paulo em Gal 5:23. O termo denota "poder de senhorio - sobre a si mesmo ou sobre alguma coisa". 

William MacDonald - Quanto a ele mesmo, deve ter domínio de si. É a isso que Paulo se referia em Gálatas 5:22-23: "O fruto do Espírito é (...) domínio próprio". Isso significa que a pessoa tem sob controle toda paixão e apetite para obedecer a Cristo. Embora o poder para isso possa vir apenas do Espírito Santo, deve haver disciplina e cooperação da parte do cristão.  

Conclusão

Não há muita diferença entre essa qualificação e o temperante de 1 Tm 3:2. Aparentemente Paulo usou uma palavra que é um sinônimo, mas a intenção era a mesma. O presbítero é alguém controlado, capaz de se refrear, se dominar. Como dizem Rienecker e Rogers, "significa completo auto-domínio, que controla todos os impulsos apaixonados e mantém a vontade leal à vontade de Deus". 

Próximo Artigo: Justo

Fonte: Bom Caminho  Divulgação: Massoreticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário