6 de junho de 2013

A FAMÍLIA IDEAL



Por: Rev. Hélio Gomes Paulo

Há uma procura, por parte das pessoas, por uma família idealizada. Família onde reina o amor, a compreensão, a paz, o carinho, respeito (em todo o tempo) e todos os conceitos perfeccionistas de um lar encantado, de uma aventura de história de príncipe e princesa que se encontram, se beijam magicamente e são felizes para sempre. Nesse lar todos se entendem e não há divergências ou pensamentos diferentes e tudo é resolvido na mesma hora, sem ficar nada para trás. Mas será que existe mesmo uma família assim? Qual é a sua família ideal? O que você quer de sua família?

A Bíblia Sagrada nos apresenta várias famílias que deram certo e outras que não deram tão certo assim. Algumas encontraram uma boa maneira de seguir feliz, resolverem seus problemas, viverem na cultura da época, nos modelos que aprenderam de ser família e se relacionar com seus membros. Outras, porém, tiveram decepções e muita dor, com morte dos filhos, traições, incesto, briga pelo poder. A família que quer caminhar e viver com saúde deve tomar as seguintes atitudes: 

1º - Colocar-se inteiramente nas mãos do Deus Altíssimo, pois a família foi criada por Ele e é Ele quem tem a fórmula do bom convívio, as diretrizes de seu bom funcionamento. Leia a Bíblia, faça oração, ensine a criança do caminho em que deve andar, honre pai e mãe, não provoque a ira nos filhos, ame a esposa (maridos) e ela (esposa) seja submissa ao seu marido; 

2º - Envolver-se, como parte integrante da família. Ter uma postura distanciada e ver o que vai acontecer, indica uma falta de envolvimento. Colocar-se como parte da solução e contribuir para o crescimento familiar é uma boa atitude;

3º - Consciência de que as famílias são humanas. Às vezes achamos que nossa família é sobrenatural e que todos devem andar na linha e jamais errar. Erros e acertos, perdas e ganhos, felicidade e tristeza, bom comportamento e má criação fazem parte do ser humano.

A família ideal é aquela que temos, que Deus nos deu. Apesar de não ser, às vezes, o que idealizamos, como esperávamos que fosse, mas é a nossa família. Podemos fazer dela um local de convívio cada dia melhor, colocando-nos nas mãos de Deus e fazendo nossa parte para que seja mais saudável. Que Deus nos abençoe!
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário