16 de agosto de 2013

Análise dos Livros da Bíblia - Eclesiastes

NOME
Emprestado da Septuaginta. Na Bíblia hebraica é chamado Kohelet. Embora o significado desta palavra seja incerto, tem sido traduzida em português como "pregador", ou alguém que dirige uma reunião.

AUTOR
Indeterminado, ainda que comumente se aceite que tenha sido Salomão, cap. 1.1-2.
Julgando pela história de sua vida encontrada na Bíblia, muitas das experiências relatadas ali parecem corresponder às ele deve ter tido.

TEXTO CHAVE
Cap. 12.13.

PALAVRAS CHAVE
Vaidade, e sob o sol. Cada uma destas expressões ocorre mais de vinte e cinco vezes.

CONTEÚDO
O livro contém as reflexões e experiências de um filósofo cuja mente estava em conflito sobre os problemas da vida.

Depois de falar das desilusões que havia tido, apresenta o enfoque do materialismo epicureu __ que não há nada melhor que o gozo carnal dos prazeres da vida.

À medida que esta ideia aparece repetidamente através do livro, é evidente que o escritor lutava com ela, enquanto que ao mesmo tempo expressava verdades profundas acerca do dever e das obrigações do homem para com Deus.

Finalmente, parece sair de suas especulações e dúvidas até alcançar a conclusão nobre de cap. 12.13: "Teme a Deus", e guarde os seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem.

SINOPSE
Caps. 1-2.
1 - Introdução. Reflexões sobre a rotina monótona da vida, cap. 1.1-11;
2 - A busca de satisfação e felicidade do homem natural.
  • Não se encontra na aquisição de sabedoria, cap. 1.12-18;
  • Não se encontra no prazer mundano, cap. 2.1-3;
  • Não se encontra na arte ou na agricultura, cap. 2.4-6; e
  • Não se encontra nas grandes possessões, cap. 2.7-11.
3 - Conclusões.
  • O sábio é superior ao insensato, cap. 2.12-21; e
  • Do epicureu __ não há nada melhor do que comer, beber e gozar a vida, cap. 2.24-26.
Cap. 3. 
O ponto de vista do homem natural acerca da cansativa rotina da vida.
  • Há um tempo para tudo, cap. 3.1-8; e
  • A conclusão dos materialista, cap. 3.13-22.
Cap. 4.
O estudo dos males sociais afasta da fé, cap. 4.1-15.
Conclusão: Tudo é sem sentido e inútil, cap. 4.16.

Cap. 5.
  • Conselhos acerca dos deveres religiosos, cap. 5.1-7;
  • A insignificância das riquezas, cap. 5.9-17; e
  • A conclusão é: comer, beber e gozar a vida, cap. 5.18-20.
Cap. 6.
A falta de sentido de uma vida longa, cap. 6.3-12.

Cap. 7.
  • Uma série de ditos sábios, cap. 7.1-24; e
  • Conclusões acerca da mulher má, cap. 7. 25-28.
Cap. 8.
  • Deveres civis, cap. 8.1-5;
  • A incerteza da vida, cap. 8. 6-8; 
  • A certeza do juízo divino, e as injustiças da vida, cap. 8.10-14;
  • A conclusão epicuréia, cap. 8.15; e
  • A obra de Deus e o homem, cap. 8.16-17.
Cap. 9.
  • Coisas similares sucedem aos justos e aos maus; o túmulo é a meta da vida, o homem é uma criatura de circunstâncias. Conclusão epicuréia: Comamos e bebamos porque amanhã morreremos, cap. 9.1-9; e
  • A sabedoria é preeminente, ainda que às vezes não seja apreciada, cap. 9.13-18.
Cap. 10.
Vários ditos sábios, o contraste entre a sabedoria e a insensatez, etc.

Cap. 11.
  • Conselhos acerca da generosidade, cap. 11.16; e
  • Conselhos ao jovem, cap. 11.9-10.
Cap. 12.
Uma descrição poética da velhice, cap. 12.1-7. As últimas palavras do pregador e a conclusão final acerca do dever primordial do homem, cap. 12.8-14.

Fonte: Bíblia de Referência Thompson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário