Marcos
AUTOR
Marcos, o filho de Maria, de Jerusalém, At 12.12;
- Referido como João Marcos, em At 12.25;
- Parente de Barnabé, Cl 4.10;
- Uniu-se a Paulo e a Barnabé em sua primeira viagem missionária, At 12.25; 13.5;
- Afastou-se temporariamente de Paulo, At 13.13; 15.37-39; e
- Sua amizade com Paulo foi depois restaurada, 2Tm 4.11.
Antiga tradição afirma que Marcos foi um companheiro de Pedro, razão por que este livro é chamado de O Evangelho de Pedro por alguns escritores antigos.
É geralmente aceito que Pedro tenha proporcionado ou sugerido grande parte do material encontrado no livro.
DESTINATÁRIOS
Acredita-se que o escritor, ao preparar o seu livro, teve em mente os cristãos gentios.
Parece claro que não foi adaptado especialmente aos leitores judeus, pelo fato de conter poucas referências às profecias do Antigo Testamento. Ademais, a explicação de palavras e costumes judaicos indica que o autor tinha em mente os gentios. Veja 3.17; 5.41; 7.1-4, 11, 34.
TEMA PRINCIPAL
Cristo, o incansável servo de Deus e do homem.
A vida de Jesus é descrita como sendo cheia de boas obras.
Seu tempo de oração era interrompido, cap. 1.35-37. Algumas vezes não tinha tempo nem para comer, cap. 3.20. Pelo fato de atender a contínuos chamados para o serviço, seus amigos diziam que ele estava fora de si, cap. 3.21. As pessoas o buscavam quando ele queria descançar, cap. 6.31-34.
PALAVRA-CHAVE
Imediatamente, repetida através do livro.
PARTICULARIDADES
É o mais curto dos quatro evangelhos.
O estilo é vivo e pinturesco. Grande parte do tema está também em Mateus e Lucas, mas não se trata de simples repetição, pois Marcos contém muitos detalhes que não aparecem nos outros evangelhos.
Como o Evangelho de João, Marcos também começa com uma declaração de divindade de Jesus Cristo, sem, contudo, se estender nesta doutrina.
Um cuidadoso estudo do livro revela, sem dúvida, que o objetivo do autor é o de ressaltar as obras maravilhosas de Jesus, em vez de fazer afirmações frequentes que testifiquem da sua deidade.
Muitos toques pessoais se encontram neste evangelho, como "vivia entre feras", cap. 1.13; "aos quais deu nome de Boanerges", cap. 3.17; Jesus "indignou-se", cap. 10.14; "e eles se maravilhavam", cap. 10.32; "A grande multidão o ouvia com prazer", cap. 12.37; etc.
Embora ressalte o poder divino de Cristo, o autor alude com frequência aos sentimentos humanos de Jesus: sua decepção, cap. 3.5; seu cansaço, cap. 4.38; seu assombro, cap. 6.6; seus gemidos, cap. 7.34; 8.32; seu afeto, cap. 10.21.
Mateus olha para trás e se ocupa principalmente das profecias objetivando os leitores judeus, a dá muito espaço aos discursos de nosso Senhor.
Marcos é mais condensado. Ele diz pouco acerca das profecias a presenta um resumo dos discursos, mas enfatiza as obras poderosas de Jesus.
Os dezenove milagres registrados em seu curto livro demonstram o poder sobrenatural do Senhor.
Oito deles provam seu poder sobre as enfermidades, cap. 1.31, 41; 2.3-12; 3.1-5; 5.25; 7.32; 8.23; 10.46.
Cinco demonstram seu poder sobre a natureza, cap. 4.39; 6.41, 49; 8.8-9; 11.13-14.
Quatro demonstram sua autoridade sobre demônios, cap. 1.25; 5.1-13; 7.25-30; 9.26.
Dois demonstram sua vitória sobre a morte, cap. 5.42; 16.9.
SINOPSE
O livro pode ser dividido em seis partes.
PARTE I
Os eventos introdutórios e preliminares que conduzem ao ministério público de Cristo, cap. 1.1-13.
Já no primeiro capítulo, Marcos se submerge abruptamente neste tema.
Começa com o anúncio de que Jesus é o Filho de Deus, v. 1.
Ele então passa às cinco etapas preparatórias de sua obra,
- A vinda de seu precursor, vv. 2-8;
- seu batismo em água. v. 9;
- Sua plenitude do poder do Espírito, v. 10;
- O testemunho divino da sua condição de filho, v. 11; e
- O conflito com seu arqui inimigo, vv. 12-13.
PARTE II
Seu ministério inicial na Galiléia, cap. 1.14.
PARTE III
O ocorrido em Tiro e Sidom, cap. 7.24-30.
PARTE IV
O ensino e a obra de Cristo ao norte da Galiléia, cap. 7.31
PARTE V
O ministério final na Peréia , e a viagem a Jerusalém. cap. 10.1-52.
PARTE VI
Os acontecimentos da Semana da Paixão. cap. 11.1-16.
Fonte: Bíblia de Referência Thompson
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