19 de julho de 2014

Análise dos Livros da Bíblia - Ageu

Ageu

AUTOR
O "profeta do tempo" possivelmente tenha nascido durante os setentas anos do cativeiro em Babilônia, e tenha regressado a Jerusalém com Zorobabel. Era colega de Zacarias, Ed 5.1; 6.14.

TEMA PRINCIPAL
Fortes repreensões por causa do descuido para com a construção do templo, unidas a alentadoras exortações e promessas aos que estavam comprometidos com a obra.

TEXTO CHAVE
Cap. 2.4

MARCO HISTÓRICO
O remanescente que havia regressado do cativeiro estava mais preocupado com seus assuntos e com o embelezamento de suas casas do que com a recosntrução da casa de Deus. A obra estava parada havia anos, cap. 1.4.

MENSAGENS
  1. É uma repreensão cortante, mostrando que Deus havia retido suas bênçãos materiais porque seu templo havua sido deixado em ruínas, cap. 1.3-11;
  2. Palavras de ânimo quando da retomada da obra de recunstrução do templo, cap. 1.12-15;
  3. Promessas inspiradoras às pessoas idosas que se entristeciam por causa da inferioridade da estrutura que edificavam comparada à do templo de Salomão, que elas haviam visto, cap. 2.3. A estas pessoas o profeta apontou a manifestação vindoura do poder divino e a aparição do Messias, quando a glória do Senhor encheria a casa, cap. 2.7-9;
  4. Uma recordação de sua indignidade para erigir uma casa ao Senhor dos exércitos, cap. 2.10-14; e
  5. Predições da condenação das nações pagãs e palavras de louvor a Zorobabel, como instrumento escolhido de Deus, cap. 2.20-23.
PORÇÕES SELETAS, cap. 2.4-9
  • A presença divina, fortalecedora, v. 4;
  • O poder divino, estremecedor, v. 6;
  • A glória divina, consoladora, v. 7; e
  • A paz divina, vindoura, v. 9.
Fonte: Bíblia de Referência Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário