Juliano Heyse
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apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Tt 1:9
Introdução
Calvino começa o comentário em Tito 1:9 assim: "Este é o principal dom
em um bispo, que é eleito principalmente por causa do ensino; porque a
Igreja não pode ser governada de qualquer outro modo que não seja pela
Palavra". De fato, os presbíteros em uma igreja devem ser os
despenseiros da Palavra de Deus, a serviço do Espírito Santo para
edificação do Corpo de Cristo.
Grego
- Em Tito αντεχομαι - antechomai
Strongs - apegado - apegar-se com firmeza; unir-se a alguém ou algo, prestando cuidadosa atênção ao mesmo /
Rienecker e Rogers - apegado - reter, suster. A
preposição prefixada parece envolver uma leve idéia de reter algo
contra alguém hostil. Esta idéia, no entanto, passa para a de "firme
aplicação".
Outras Versões
Outras traduções do mesmo termo em português:
Almeida Revista e Atualizada (ARA) | apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. |
Nova Versão Internacional(NVI) | e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. |
Almeida Revista e Corrigida(ARC) | retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. |
Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH) | Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento. |
Tradução Brasileira(TB) | sempre mantendo a palavra fiel que é segundo a doutrina, a fim de poder exortar na sã doutrina e convencer aos que contradizem. |
Comentários
Broadman - As boas credenciais pedagógicas dos
presbíteros-bispos servem a dois propósitos: (1) a pregação da sã
doutrina e (2) a refutação daqueles que a contradizem. Ao longo das
pastorais Paulo enfatiza a importância do ensino correto e sadio. O
ensino sempre desempenha um papel essencial na missão cristã. (...) O
pregador competente também será capaz de refutar os oponentes. A palavra
traduzida por "convencer" significa tanto "expor" quanto "convencer"
(veja em 1 Tm 5:20; 2 Tm 4:2). A história da igreja mostra a necessidade
tanto de instrução positiva quanto defesa. Quanto melhor a primeira,
menor a necessidade da segunda.
D. A. Carson (-)
Jamieson, Fausset e Brown (-)
João Calvino - Apegado à palavra fiel. Este é o
principal dom em um bispo, que é eleito principalmente por causa do
ensino; porque a Igreja não pode ser governada de qualquer outro modo
que não seja pela Palavra. "A palavra fiel" é o título que ele dá àquela
doutrina que é pura e que procedeu da boca de Deus. Ele deseja que um
bispo a agarre firmemente, para que não seja só bem instruído nela, mas
que seja constante em mantê-la. Há algumas pessoas volúveis que
facilmente se deixam levar por vários tipos de doutrina; enquanto outros
são subjugados pelo medo, ou movidos por qualquer circunstância a
abandonar a defesa da verdade. Paulo ordena então que sejam escolhidas
pessoas que, depois de terem abraçado a verdade de Deus cordialmente, e
segurando firmemente nela, nunca permitam ser arrancados ou afastados
dela. E, realmente, nada é mais perigoso do que aquela inconstância de
qual falei, quando um pastor não adere firmemente àquela doutrina da
qual ele deveria ser o defensor inabalável. Em resumo, em um pastor é
exigido não só conhecimento, mas tal zelo pela sã doutrina que o leva a
nunca se afastar dela.
Mas o que significa de acordo com a instrução ou doutrina? O significado
é aquilo que é útil para a edificação da Igreja; pois Paulo não costuma
a dar o nome de "doutrina" a qualquer coisa que é aprendida e conhecida
sem promover qualquer avanço da piedade; mas, pelo contrário, ele
condena como vãs e improdutivas todas as especulações que não rendem
nenhuma vantagem, independentemente de quão engenhosas elas em outros
aspectos. Assim, "ou o que ensina esmere-se no fazê-lo", ou seja,
trabalhe para fazer bem aos ouvintes (Rm 12:7). Em resumo, a primeira
coisa requerida em um pastor é que ele seja bem instruído no
conhecimento da sã doutrina; a segunda é, que, com firme coragem, sem
vacilar, ele mantenha-se apegado a essa confissão até o fim; e a
terceira é, que ele faça com que a maneira dele ensinar produza
edificação, e que ele não, por causa de ambição, voe sobre as sutilezas
da frívola curiosidade, mas busque apenas o sólido proveito da Igreja.
De modo que tenha poder. O pastor deveria ter duas vozes: uma para
juntar as ovelhas; e outra, para repelir e afugentar lobos e ladrões. A
Bíblia supre os meios para que ele faça ambos; porque aquele que estiver
profundamente qualificado na Palavra será capaz tanto de governar
aqueles que são ensináveis quanto refutar os inimigos da verdade. Este
uso duplo da Bíblia, Paulo descreve quando ele diz que ele teria poder
tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o
contradizem. E portanto aprendamos, primeiramente, qual é o verdadeiro
conhecimento de um bispo, e, em seguida, com que propósito deveria ser
aplicado. O bispo que possui a fé correta é verdadeiramente sábio; e ele
utiliza propriamente o conhecimento dele, quando ele o aplica para a
edificação das pessoas. Este é um notável aplauso concedido à palavra de
Deus, quando ela é pronunciada como suficiente, não só para governar o
educável, mas para subjugar a obstinação dos inimigos. E, realmente, o
poder de verdade revelada de Deus é tal que derrota todas as falsidades
facilmente.
John Gill - Apegado à Palavra fiel. A doutrina
do Evangelho, assim chamada porque é a verdade, e deve ser crida; é a
palavra da verdade, e a própria verdade. (...) e isso deve não só ser
pregado pelo presbítero, mas ser agarrado, e tenazmente conservado; em
oposição a toda a indecisão, afastamento, queda ou ocultamento de
qualquer parte dela e covardia em relação a ela; sejam quais forem as
tentações, por aplauso popular por um lado, e repreensões e perseguições
por outro; e mesmo que hajam muitos que queiram arrancá-la das suas
mãos; veja 2 Tm 1:13.
"segundo a doutrina" quer dizer, de acordo com a doutrina da Bíblia, de Cristo e dos seus apóstolos; (...)
para que ele seja capaz, através da sã doutrina, de exortar e convencer
os contradizentes; sã doutrina é a palavra fiel, as palavras sadias de
nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo retidas, qualificam um ancião para
se desincumbir das seguintes ramificações do seu ofício: "exortar" os
membros da igreja aos seus deveres, de acordo com a sua idade, sexo,
estado e condição, como no capítulo 2 para os quais as doutrinas da
graça influenciam e envolvem; (...) e a outra parte do seu trabalho que é
convencer os contradizentes. Aquele que resiste à verdade, opõe-se a
ela, criam sofismas sobre ela e a contestam; estes devem ser remoldados e
convencidos pela Bíblia, e por argumentos extraídos dela, como os
judeus foram por Apolo (At 18:28); e nada é tão poderoso para fazer isso
do que a sã doutrina e a afirmação na palavra fiel.
John MacArthur - Sã doutrina bíblica não somente
deve ser ensinada mas também agarrada com profunda convicção (cf. 1 Tm
4:6; 5:17; 2 Tm 2:15; 3:16,17; 4:2-4). Exortar e convencer - O ensino
fiel e a defesa das Escrituras que encoraja a piedade e confronta o
pecado e o erro (aqueles que contradizem).
Matthew Henry - (1.) Eis o dever: Apegar-se
firmemente à palavra fiel, como ele foi ensinado, mantendo-se junto da
doutrina de Cristo, a palavra da Sua graça, aderindo firmemente de
acordo com as instruções recebidas - mantendo firmes sua própria
convicção e profissão, e ensinando a outros. (...)
(2.) Eis a finalidade: Que ele seja capaz, pela sã doutrina, tanto a
exortar quanto a convencer os contradizentes, persuadindo e atraindo
outros à verdadeira fé, e convencendo os que se posicionam contra. Como
ele poderia fazer isso se ele mesmo fosse inseguro ou instável, não
agarrando-se firmemente à palavra fiel e sã doutrina que deveriam ser o
tema deste ensino, e os meios e fundamentos de convencimento daqueles
que se opõem à verdade? Nós vemos aqui resumido o grande trabalho do
ministério - exortar aqueles que estão dispostos a saber e cumprir o seu
dever e convencer aqueles que contradizem, o que é feito através da sã
doutrina, quer dizer, de um modo instrutivo racional, pelas Escrituras -
argumentos e testemunhos que são as palavras infalíveis da verdade -
nas quais todos deveriam descansar e estar satisfeitos e decididos.
New American Commentary - Que ele deve ser
"apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina" constitui a base da
função doutrinal do presbítero como mestre e apologista do evangelho.
(...) O presbítero "agarrar-se firmemente" ao ensino bíblico ortodoxo.
Entretanto, manter crenças ou doutrinas corretas não é o bastante. Duas
funções básicas do papel do ancião na igreja emanam da própria devoção
pessoal dele à verdade da Palavra de Deus. (...) Do seu conhecimento do
"ensino" apostólico (i.e., a "palavra fiel"), o ancião deve "encorajar"
os crentes com a sã doutrina, ou seja, ensinando aquilo que não foi
contaminado com erro. Esta função do presbítero necessariamente requer
que ele seja um "estudioso da Palavra", pronto a aprender e disposto a
comunicar o que aprendeu. A segunda função doutrinal do presbítero é que
ele "refuta os que contradizem" (i.e., "a palavra fiel"). O verbo grego
empregado aqui, elegchein, sugestiona uma dimensão educativa
confrontando falsos mestres que contradizem a mensagem do evangelho. O
objetivo da refutação do falso ensino não é destruir o oponente mas, ao
contrário, restabelecê-lo na "sã doutrina". Isto necessariamente implica
em que o falso ensino a que Paulo se refere estava vindo de dentro da
igreja , ou seja, daqueles que professaram a fé cristã. Tal situação
também exigiria que o presbítero fosse corajoso em sua disposição de
confrontar um, assim chamado, irmão em Cristo.
William MacDonald - O bispo tem de ser apegado à
palavra fiel, isto é, firme na fé. Deve agarrar-se tenazmente às
saudáveis doutrinas espirituais ensinadas pelo Senhor Jesus e pelos
apóstolos, e preservadas no NT. Só assim ele será capaz tanto de exortar
pelo reto ensino como de convencer os que contradizem a verdade.
Conclusão
Esta qualificação mostra o presbítero como um homem que crê
profundamente na verdade do Evangelho, conhece muito bem as Escrituras, e
daria a própria vida por essa verdade. O presbítero é um homem da
Palavra, trabalhado pela Palavra, e que aplica a verdade na vida da
congregação. É também um destemido defensor da sã doutrina, contra os
ataques que ela sempre sofre por parte do erro e do engano.
Fonte: Bom Caminho Divulgação: Massoreticos
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