15 de novembro de 2013

Artigos - Dons Espirituais: Ajuda/Serviço

Dons Espirituais: Ajuda/Serviço

Mark Driscoll

[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ 10º ] [ 11º ] [ 12º ] [ 13º ] [ 14º ] [ 15º ] [ 16º ] [ 17º ] [ 18º ]

"Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda..." (1 Co 12:27-28 NVI)

"Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;..." (Rm 12:7 NVI) 

O Dom Espiritual de Ajuda/Serviço Definido

O dom de ajuda/serviço é a habilidade para trabalhar alegremente ao lado de outro e ajudar aquela pessoa a completar a tarefa que Deus lhes deu. Pessoas com este dom geralmente preferem trabalhar nos bastidores. Eles também tendem a achar alegria ajudando a aliviar os fardos e responsabilidades de outros. Este dom normalmente é acompanhado por uma atitude de humildade e sacrifício, bem como uma habilidade de perceber as necessidades de outros.

Pessoas com o Dom de Ajuda/Serviço

Estas pessoas tendem a demonstrar uma atitude de servo, lealdade, atenção aos detalhes, e receptividade às iniciativas de outros. Eles funcionam bem em posições de detalhe e assistência na liderança.

Ajuda/Serviço nas Escrituras

Mateus 20:28 afirma que "o Filho do Homem [Jesus], que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Jesus também disse: "Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve" e Ele até mesmo lavou os pés dos seus discípulos (Lucas 22:27; João 13:5). Já que os servos trabalham frequentemente nos bastidores, o trabalho deles mas não seus nomes são mencionados frequentemente na Bíblia (por exemplo: Números 11:17; 1 Timóteo 6:2; Atos 6:1-3). Pessoas citadas na Bíblia que ajudaram a igreja por meio de serviço incluem Febe, Priscila, Aqüila, Trifena, Trifosa (Romanos 16:1-4,12), e João Marcos (Atos 13:5). Algumas dessas pessoas com este dom também são designadas para a liderança como diáconos da igreja (1 Timóteo 3:8-13).

Você tem esse dom?
  • Você curte ajudar outros a serem mais efetivos no trabalho deles?
  • Você prefere trabalhar nos bastidores?
  • Quando alguém está fazendo seu trabalho deficientemente seu primeiro instinto é ajudar em vez de criticar?
  • Você prefere trabalhar em uma posição de suporte em vez de uma posição de liderança?
  • Quando você ouve falar de alguém em necessidade, você oferece seus serviços quando possível?
  • Quando alguém pede sua ajuda, você tem dificuldade de dizer não?
Fonte: Bom Caminho  Divulgação: Massoreticos

********************

Nota do Editor: A publicação desta série não implica em plena concordância do blog massoreticos.blogspot.com.br com a opinião do autor. Creio que o assunto é controverso e não dispomos de abundantes informações nas Escrituras, principalmente a respeito das características peculiares de cada dom citado. A série é publicada aqui para reflexão e avaliação inteligente do leitor. "julgai todas as coisas, retende o que é bom;" (1 Ts 5:21 RA)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário