Juliano Heyse
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É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro... 1 Tm 3:2
antes, hospitaleiro... Tt 1:8
Introdução
Este termo aparece nas duas listas e pode causar alguma confusão. Isso
ocorre porque tendemos a interpretar um texto do século I com olhos do
homem do século XXI. Isso é má exegese. Como os comentaristas indicam, o
sentido de "hospitaleiro" é diferente do que o homem moderno possa
pensar à primeira vista. A ideia não é tanto do sujeito que gosta de
abrir a casa para atividades sociais prazerosas, mas do homem de Deus
que coloca seu lar abnegadamente à disposição do Reino de Deus.
Grego
- Em 1 Timóteo e Tito φιλοξενοζ - philoxenos
Strongs - hospitaleiro, generoso para as visitas
Rienecker e Rogers - hospitaleiro. Em sua
condição oficial ele tem o dever de manter sua casa aberta para
delegados viajando à igreja, e também para as necessidades ordinárias
dos membros da congregação; amor aos estranhos, hospitaleiro.
Outras Versões
Outras traduções do mesmo termo em português:
(ARA) | hospitaleiro / hospitaleiro |
(NVI) | hospitaleiro / hospitaleiro |
(ARC) | hospitaleiro/ dado à hospitalidade |
(NTLH) | disposto a hospedar pessoas na sua casa |
(TB) | hospitaleiro / hospitaleiro |
Comentários
Broadman - cuidado pelos necessitados e pelos
viajantes. Hospitalidade aos estranhos conferia distinção à igreja
primitiva. Hospedagens decentes eram uma raridade. Os líderes da igreja
local tinham a responsabilidade de assegurar que os viajantes tivessem
um lugar para ficar (Tito 1:8).
D. A. Carson - O pastor / presbítero / bispo
cristão não deve ser um ermitão ou um monge, não deve ser alguém que
sempre quer ficar isolado das pessoas. Não adianta ter um pastor que é
um grande leitor de livros e um pensador disciplinado, mas que só ama a
igreja em teoria, ao mesmo tempo que não suporta as pessoas. O
ministério é algo ligado a tocar as vidas das pessoas.
Jamieson, Fausset e Brown - necessário
especialmente naqueles dias (Rm 12:13; 1 Tm 3:2; Hb 13:2; 1 Pe 4:9; 3 Jo
5). Cristãos viajando de um lugar para outro eram recebidos e
encaminhados em suas jornadas pelos seus irmãos.
João Calvino - A "hospitalidade" citada aqui, é
em relação a estranhos, e esta era muito comum entre os povo da
antiguidade; por que seria considerado infame para pessoas respeitáveis,
e especialmente para aqueles que eram bem conhecidos, hospedar-se em
tavernas. Nos dia de hoje, a situação é diferente; mas esta virtude é e
sempre será altamente necessária em um bispo, por muitas razões. Além
disso, durante as cruéis perseguições aos santos, muitas pessoas devem
ter sido freqüentemente constrangidas a mudar sua habitação; e,
portanto, era necessário que as casas dos bispos fossem um retiro para
os exilados. Nessas ocasiões, a dura necessidade compeliu as igrejas a
prover ajuda mútua, de forma que eles davam abrigo uns aos outros. Ora,
se os bispos não tivessem indicado o caminho a outros nesta área do
dever, o maior parte deles, seguindo seus exemplos, teria negligenciado o
exercício de humanidade, e assim os pobres fugitivos teriam ficado
grandemente desanimados.
John Gill - inclinado ao amor pelos estranhos, e
ao entretenimento deles; e especialmente aos santos e colegas ministros
que são exilados ou viajantes por causa do progresso do Evangelho, ou
em alguma causa justa e louvável. A estes ele deve ajudar pelo seu
conselho, e com aquilo que é necessário à vida, de acordo com suas
habilidades. Abraão e Ló são exemplos notáveis desta virtude.
John MacArthur - Este termo vem de uma palavra
grega composta que significa "amor aos estranhos". Como em todas as
virtudes espirituais, os presbíteros devem dar o exemplo; suas vidas e
lares devem estar abertos para que todos possam ver seu caráter
espiritual.
Matthew Henry - (Tm) Ele deve ser um dado à
hospitalidade, generoso com estranhos, e pronto a recebê-los de acordo
com suas habilidades, como alguém que não põe seu coração sobre as
riquezas deste mundo e que ama de verdade a seus irmãos. (Tt) um amante
da hospitalidade, como uma evidência de que ele não é cobiçoso de torpe
ganância, mas está disposto a usar o que ele tem para os melhores
propósitos, não entesourando para si mesmo buscando evitar a doação
caridosa para o bem de outros; receber estranhos (como a palavra
denota), era um grande e necessário ofício de amor, especialmente
naqueles tempos de angústia e aflição em que cristãos foram forçados a
fugir e vagar em busca de proteção contra a perseguição e os inimigos,
ou viajando para lá e para cá onde não havia tais casas públicas para
recepção como nos nossos dias, ou até mesmo, talvez, muitos desses
pobres santos sequer tinham suficiência própria para tal uso. Receber e
entretê-los era algo bom e agradável a Deus. E tal espírito e pratica,
de acordo com a habilidade e ocasião, é muito apropriado para aqueles
que deveriam ser exemplos de boas obras.
New American Commentary - (Tm) Em relação a
outros crentes os cristãos devem ser "hospitaleiros". Grupos cristãos em
viagem (3 Jo 5-8) dependiam da bondade de cristãos locais ao
atravessaram as comunidades enquanto propagavam o evangelho. A tarefa de
cuidar de cristãos e de outros "estranhos" era altamente respeitada
tanto na cultura cristã quanto na cultura grega (Rm 12:13; 1 Tm 5:10; 1
Pe 4:9). (Tt) O presbítero deve ser "hospitaleiro". Compreendido de
maneira geral, o ancião deve ser dedicado ao bem-estar de outros.
Especificamente compreendido, os deveres do ancião podem exigir que ele
receba visitantes cristãos ou não-cristãos em nome da igreja.
William MacDonald - (Tm) Hospitaleiro significa
que ele ama os estranhos. A casa dele está aberta para os salvos e os
não-salvos, e ele procura ser uma benção para todos aqueles que se
abrigam sob seu teto. (Tt) Sua casa deve estar sempre aberta para
receber bem os estranhos, os que têm problemas pessoais, os desanimados e
os oprimidos. Ela deve ser um lugar de alegre comunhão cristã, onde
cada visitante é recebido como se fosse o próprio Senhor.
Conclusão
Os comentaristas pouco divergem quanto a este atributo. O presbítero é o
primeiro a abrir a casa para uso do Reino de Deus. Isso pode significar
torná-la uma hospedaria, um restaurante, um abrigo, uma base de
operações, uma referência para o avanço do Evangelho. E como disse
MacDonald, "a casa dele está aberta para os salvos e os não-salvos".
Claramente a casa não é dele, mas do Senhor.
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Fonte: Bom Caminho Divulgação: Massoreticos
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