1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos
principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse:
“Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode
fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. 3 A
isto, respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém
não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. 4 Perguntou-lhe
Nicodemos: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura,
voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”. 5 Respondeu Jesus: “Em
verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não
pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o
que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer:
importa-vos nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, ouves–lhe o
ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é
nascido do Espírito”. 9 Então, perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode
suceder isso?”. 10Acudiu Jesus: “Tu és mestre em Israel e não
compreendes estas coisas? [...].”
Hoje, completamos a mensagem da última semana sobre o que acontece no
novo nascimento. Jesus disse a Nicodemos em João 3,7: “Não te admires de
eu te dizer: importa-vos nascer de novo”. E no versículo 3, ele disse a
Nicodemos — e a nós — que nossas vidas eternas dependem que nasçamos de
novo: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de
novo, não pode ver o reino de Deus”. Desse modo, não estamos lidando com
algo secundário ou opcional, ou superficial na vida cristã. O novo
nascimento não é como a maquiagem que os agentes funerários usam para
tentar fazer com que os cadáveres pareçam estar vivos. O novo nascimento
é a criação de vida espiritual, não a imitação da vida.
Começamos a responder a questão que acontece no novo nascimento na
última semana com duas afirmações: 1) O que acontece no novo nascimento
não é ter uma nova religião, mas nova vida. 2) O que acontece no novo
nascimento não é meramente afirmar o sobrenatural em Jesus, mas
experimentar o sobrenatural em você mesmo.
A Nova Vida Pelo Espírito Santo
Nicodemos foi um fariseu e tinha muita religião. Mas ele não tinha vida
espiritual. E ele viu a obra sobrenatural de Deus em Jesus, mas não
experimentou a obra sobrenatural nele mesmo. Assim, expressando nossas
duas afirmações novamente desde a última que o fiz, Nicodemos precisava,
Jesus disse, era de uma nova vida espiritual concedida pelo Espírito
Santo. O que torna a nova vida espiritual e a torna sobrenatural é ela
ser a obra de Deus, o Espírito. Ela está além da vida natural de nossos
corações e cérebros físicos.
No versículo 6, Jesus diz: “O que é nascido da carne é carne; e o que é
nascido do Espírito é espírito”. A carne tem um tipo de vida. Todo ser
humano é uma carne viva. Mas nem todo ser humano é um espírito vivo.
Para ser um espírito vivo, ou ter vida espiritual, Jesus diz, precisamos
“nascer do Espírito”. A carne faz surgir um tipo de vida. O Espírito
gera outro tipo de vida. Se não tivermos esse segundo tipo, não veremos o
reino de Deus.
Pelo Espírito, em Jesus
Então, como concluímos na última vez, percebemos dois fatos importantes:
a conexão do novo nascimento com Jesus e a conexão do novo nascimento
com a fé. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João
14,6). O apóstolo João afirmou: “Deus nos deu a vida eterna; e essa vida
está no seu Filho. Aquele que tem o Filho, tem a vida; aquele que não
tem o Filho de Deus, não tem vida” (1 João 5,11-12). Desse modo, por um
lado, a nova vida de que precisamos está “no Filho” — Jesus é essa vida.
Se você o tem, tem uma nova vida espiritual e eterna. E, por outro
lado, em João 6,63, Jesus declara: “O Espírito é o que vivifica”. “E se
alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3,5).
Assim, temos vida por estarmos unidos ao Filho de Deus, que é nossa vida
e a temos pela obra do Espírito. Concluímos, portanto, que a obra do
Espírito na regeneração é conferir nova vida a nós por nos unir a
Cristo. O modo como João Calvino afirma isso é: “O Espírito Santo é o
elo pelo qual Cristo nos une efetivamente a ele mesmo (Institutas da
Religião Cristã. III, 1,1).
Unido com Jesus Mediante a Fé
E, então, fazemos a conexão com Jesus e a fé conforme o texto em João
20,31: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o
Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. E
1 João 5,4 declara: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;
e essa é a vitória que vence o mundo: nossa fé”. Nascer de Deus — o
segredo para a vitória. Fé — o segredo para a vitória. Porque a fé é a
forma em que experimentamos o nascimento de Deus. Por conseguinte,
sintetizamos a mensagem na última semana desta maneira: no novo
nascimento, o Espírito Santo sobrenaturalmente nos concede nova vida
espiritual nos unindo com Jesus Cristo mediante a fé.
Novo Nascimento: Uma nova criação, não um progresso da antiga criação
Essa síntese nos leva agora à terceira afirmação a qual descreve o que
acontece no novo nascimento: não é o progresso de sua velha natureza
humana, mas a criação de uma nova natureza humana — uma natureza que é
realmente você e é perdoada e purificada; e uma natureza que é, de fato,
nova e está sendo formada em você por meio da habitação do Espírito de
Deus.
Eu levarei você comigo para a curta viagem que fiz para chegar a essa
observação. Em João 3,5, Jesus responde a Nicodemos: “Em verdade, em
verdade te digo, quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar
no reino de Deus”. O que Jesus pretende dizer com os dois termos “da
água e do Espírito”? Algumas denominações creem que isso é uma
referência à água do batismo como o modo pelo qual o Espírito nos une a
Cristo. Por exemplo, um website explica esses termos assim:
O santo batismo é a base de toda a vida cristã; é a passagem para a vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo batismo somos libertos do pecado e nascemos novamente de Deus; tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à igreja e participantes de sua missão: “O batismo é o sacramento da regeneração pela água na palavra”.
Milhões de pessoas são ensinadas que seus batismos as fazem nascer de
novo. Se isso não fosse verdadeiro, seria uma tragédia considerável e
global. E não creio que essa afirmação seja verdadeira. Então, o que
Jesus pretende dizer?
Por que a "água" não é uma referência ao batismo de João 3
Aqui há diversas razões porque penso que a referência à água não é sobre
o batismo cristão. Logo, veremos para onde o contexto nos leva.
I - Não há menção do batismo no restante do capítulo
Primeiro, se o termo água fosse uma referência ao batismo cristão e ela
fosse essencial para o novo nascimento como alguns afirmam, parece
estranho que o termo água é excluído do diálogo de Jesus neste capítulo
sobre como podemos ter vida eterna. O versículo 15: “Para que todo o que
nele crê tenha a vida eterna”. O versículo 16: “Para que todo o que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. O versículo 18: “Quem
nele crê, não é julgado”. Seria estranho, se o batismo fosse o tema
essencial, ele não ser mencionado juntamente com a fé.
II - O batismo não se harmoniza com a analogia do vento
Segundo, a analogia com o vento no versículo 8 seria estranha se nascer
de novo fosse tão intimamente vinculado à água do batismo. Jesus afirma:
“O vento sopra onde quer, ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem,
nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Isso
parece afirmar que Deus é tão livre como o vento quanto a causar a
regeneração. Mas se isso ocorresse toda vez que um bebê é aspergido, não
pareceria ser verdadeiro. Nesse caso, o vento seria muito confinado
pelo sacramento.
III - O batismo não se harmoniza com a repreensão de Jesus a Nicodemos
Terceiro, se Jesus está se referindo ao batismo cristão, parece estranho
que ele tenha dito a Nicodemos, o fariseu, no versículo 10: “Tu és
mestre em Israel e não compreendes essas coisas?”. A pergunta faz
sentido se Jesus estiver se referindo a algo ensinado no Antigo
Testamento. Mas se ele faz alusão a um batismo que surgiria mais tarde e
extrairia seu sentido da vida e morte de Jesus; não parece provável que
ele repreenderia Nicodemos dizendo que um mestre de Israel não
compreendia essas coisas.
IV - Água e Espírito são vinculados as promessas do novo pacto
Finalmente, essa mesma sentença no versículo 10 nos faz retornar ao
Antigo Testamento para um contexto e descobrimos que água e espírito são
intimamente associados às promessas do Novo Pacto, especialmente em
Ezequiel 36. Assim, vamos para este texto. Ele é a base para o restante
desta mensagem.
Água e Espírito em Ezequiel 36
Ezequiel profetiza que Deus fará por seu povo quando ele os trouxer de
volta do exílio na Babilônia. As implicações são muito mais amplas que
apenas para o povo de Israel, pois Jesus reivindica garantir o Novo
Pacto pelo seu sangue para todos os que confiam nele (Lucas 22,20). E
essa é uma versão das promessas do Novo Pacto como uma que é descrita em
Jeremias 31,31 e os versículos seguintes. Vamos ler juntos Ezequiel
36,24-28:
24 Tomar-vos-ei de entre as nações e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. 25 Então, aspergirei água pura sobre vós e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardareis os meus juízos e os observeis. 28 Habitareis na terra que dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Eu penso que esta é a passagem que dá origem às palavras de Jesus: “Quem
não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
Para quem ele diz “vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus” (v.
28)? O versículo 25: Para aqueles a quem ele diz: “Aspergirei água pura
sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies”. E o
versículo 26 para aqueles a quem ele fala: “Dar-vos-ei coração novo e
porei dentro de vós espírito novo”. Em outras palavras, aqueles que
entrarão no reino são aqueles que têm inovação envolvendo a purificação
do antigo e a criação do novo.
Portanto, concluo que “água e Espírito” se referem a dois aspectos de
nossa inovação quando nascemos de novo. E a razão por que ambos são
importantes é esta: quando dizemos que um novo espírito ou um novo
coração é dado a nós, não pretendemos dizer que cessamos de ser seres
humanos — o eu moralmente responsável por seus atos — que sempre temos
sido. Eu era o ser humano único chamado João Piper antes de nascer de
novo e sou um ser humano único chamado João Piper após ter nascido de
novo. Há uma continuidade. É por essa razão que deve haver purificação.
Se o antigo ser humano, João Piper, fosse completamente eliminado, o
conceito integral de perdão e purificação seriam irrelevantes. Nada mais
restaria do passado para perdoar ou purificar.
Sabemos que a Bíblia nos diz que nosso velho homem foi crucificado
(Romanos 6,6), morremos com Cristo (Colossenses 3,3), devemos “nos
considerar mortos” (Romanos 6,11) e “nos despojar do velho homem”
(Efésios 4,22). Entretanto, nenhum desses textos significa que o mesmo
ser humano não está em vista por toda a vida. Significa que houve uma
velha natureza, um velho caráter ou princípio, ou propensão que foi
preciso ser destruído.
Por conseguinte, a forma de refletir sobre seu novo coração, novo
espírito, nova natureza é que eles ainda são você e desse modo você
precisa ser perdoado e purificado — esse é o conceito da referência à
água. Minha culpa precisa ser lavada. Purificação com água é uma imagem
disso. Jeremias 33,8 expressa isso desta maneira: “Purificá-los-ei de
toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as
suas iniquidades com que pecaram e transgrediram contra mim”. Assim, a
pessoa que somos — e continua a existir — precisa ser perdoada, e a
culpa lavada.
A Necessidade de Ser Novo
Mas o perdão e a purificação não são o bastante. Preciso ser novo.
Preciso ser transformado. Preciso de vida. Preciso de uma nova forma de
ver, pensar e avaliar. É por essa razão que Ezequiel fala de um novo
coração e um novo espírito nos versículos 26 e 27: “Dar-vos-ei coração
novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de
pedra e vos darei coração de carne; porei dentro de vós o meu Espírito e
farei que andeis nos meus estatutos, guardareis os meus juízos e os
observeis”.
Eis a forma como compreendo esses versículos: sem dúvida, o coração de
pedra significa o coração morto insensível e indiferente à realidade
espiritual — o coração que você tinha antes que o novo nascimento fosse
sentido. Ele poderia reagir com paixão e desejo a muitas coisas. Porém,
era uma pedra em relação à verdade espiritual e beleza de Jesus Cristo, a
glória de Deus e o caminho da santidade. É esse coração que precisa
mudar se deseja vir o reino de Deus. Desse modo, no novo nascimento,
Deus retira o coração de pedra e coloca um coração de carne. A palavra
carne não significa “o ser humano meramente” como parece em João 3,6.
Ela significa ser sensível, vivo, reativo e emotivo em vez de ser uma
pedra sem vida. No novo nascimento, nossa relação com Cristo, que é
morta, um tédio petrificado, é substituída por um coração que sente
(percebe espiritualmente) o valor de Jesus.
Então, quando Ezequiel diz nos versículos 26 e 27, “e porei dentro de
vós espírito novo... porei dentro de vós o meu Espírito e farei que
andeis nos meus estatutos,” penso que ele tem a intenção de dizer que,
no novo nascimento, Deus coloca uma vida espiritual e sobrenatural e
dinâmica em nosso coração e a nova vida — esse novo espírito — é a obra
do próprio Espírito Santo dando forma e caráter ao nosso novo coração.
A imagem que tenho em minha mente é que esse novo coração afetivo,
sensível, receptivo e vivo é como um monte de argila macia, o Espírito
Santo manipula esse monte de argila e dá a ele uma forma espiritual e
moral conforme seu próprio molde. O Espírito Santo, estando ele próprio
dentro de nós, nosso coração e mente, assimila seu caráter — seu
espírito (conferir Efésios 4,23).
Receba a Jesus Como Seu Tesouro
Portanto, vamos retornar e resumir essas duas semanas. O que acontece no
novo nascimento? No novo nascimento, o Espírito Santo, de modo
sobrenatural, dá-nos nova vida espiritual por nos unir a Jesus Cristo
por meio da fé. Ou, para dizer de outra forma, o Espírito nos une a
Cristo onde há purificação de nossos pecados e ele substitui nosso
coração duro, insensível, por um coração que aprecia Jesus acima de tudo
e é continuamente transformado pela presença do Espírito em um tipo de
coração que ama fazer a vontade de Deus (Ezequiel 36,27).
Uma vez que a forma como você experimenta tudo isso é pela fé, eu lhe
convido agora, em nome de Jesus e pelo poder de seu Espírito, a
recebê-lo como o tesouro transformador e perdoador de sua vida.
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Por John Piper. © Desiring God. Site em inglês: desiringGod.org | Português: satisfacaoemDeus.org
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