Juliano Heyse
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não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 1 Tm 3:6
Introdução
Esta é mais uma qualificação que só aparece na lista de Timóteo.
Aparentemente, não faria sentido querer convertidos antigos nas igrejas
de Creta (da carta de Tito) porque estas eram todas igrejas muito novas.
Aparentemente a utilização de presbíteros novos na fé é algo que chegou
a ser feito circunstancialmente (At 14:23), mas não é o ideal do
Senhor. Presbíteros devem ser homens relativamente maduros na fé.
Grego
- Em 1 Timóteo νεοφυτοζ - neophutos
Strongs - recentemente plantado, recém convertido, neófito (alguém que tenha recentemente se tornado um Cristão)
Rienecker e Rogers - recém-plantado, novo convertido, neófito
Outras Versões
Outras traduções do mesmo termo em português:
(ARA) | não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. |
(NVI) | Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. |
(ARC) | não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. |
(NTLH) | O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi. |
(TB) | não neófito, para que não suceda que, inchado de soberba, caia na condenação do Diabo. |
Comentários
Broadman - Uma pessoa que tem tamanha
responsabilidade como a de administrar uma igreja não pode ser um novo
convertido. Em outro lugar (5:22) Paulo alerta Timóteo contra ordenações
precipitadas. (...) A igreja em Éfeso já devia ter mais de dez anos na
época que Paulo escreveu. Ele não fez essa mesma exigência para Creta,
que era supostamente uma nova missão. O perigo em um neófito, Paulo
assevera, é que a coisa pode "subir à cabeça". O resultado seria que ele
cairia na condenação do diabo. Essa frase difícil pode significar (1)
que ele sofrerá o mesmo julgamento que o diabo sofreu quando ele se
encheu de arrogância, isto é, expulsão do céu, ou (2) que ele será posto
nas mãos do diabo para julgamento como ocorreu com Jó, ou (3) que ele
está criticado por um caluniador, outro significado da palavra diabo.
Favorecer a segunda posição é o sentido mais claro da próxima sentença
(v. 7). A terceira interpretação é improvável no contexto.
D. A. Carson - Somos informados no verso seis,
que ele "não deve ser neófito", para que não seja inchado com orgulho,
fazendo com que a queda dele seja ainda maior. Promoção rápida,
normalmente, significa desastre; ele cai sob a mesma condenação que o
diabo; já que este elevou-se a si mesmo em orgulho contra Deus. Mas esta
é, não obstante, uma categoria relativa. Por exemplo, no livro de Atos,
Paulo sai pelo que hoje é o sul da Turquia e planta várias igrejas lá, e
então, no retorno, ele designa presbíteros em cada lugar. Não há como
esses cristãos terem sido crentes por mais que alguns meses; isso é o
que a cronologia exige quando Paulo designa presbíteros em cada lugar.
Seria impróprio designar tais pessoas como presbíteros na Igreja Batista
Capitol Hill. Essa igreja é formada, em parte, por cristãos que são
crentes há muito tempo, com muita experiência.
Eu fui criado no Canadá francês, e durante os anos difíceis, tão
recentes quanto 1972, em uma população de 6,5 milhões de pessoas, havia
um total de cerca de trinta e cinco igrejas evangélicas. Apenas uma ou
duas delas tinham mais de trinta ou quarenta pessoas em uma manhã de
domingo. Eram trabalhos pequenos, principalmente apoiados por dólares
canadenses ingleses. Então, entre 1972 e 1980, essas trinta e cinco
igrejas cresceram para aproximadamente quinhentas - em oito anos.
Algumas dessas igrejas tinham centenas de pessoas. Eu fui pregar em uma
igreja no Canadá francês e descobri que não havia uma única pessoa no
local que tinha sido cristão por mais de dezoito meses. Nesse tipo de
situação, os presbíteros eram as pessoas que tinham sido cristãos
durante dezesseis ou dezoito meses, porque eles eram mais velhos no
Senhor do que qualquer outra pessoa na igreja. Assim, naquele tipo de
expansão missionária, "não neófito" significa algo relativamente
diferente do que significa em uma igreja estabelecida há tempo. Ainda
assim, "não neófito" é um princípio importante, mesmo que tenha que ser
aplicado de diversas maneiras.
Jamieson, Fausset e Brown - a pessoa
recém-convertida. Isso prova que a igreja de Éfeso já estava agora
estabelecida há algum tempo. A ausência desta regra na Epístola a Tito,
está de acordo com a plantação recente da igreja em Creta. Grego -
"neófito", literalmente: "uma planta jovem"; exuberantemente verde (Rm
6:5; 11:17; 1 Co 3:6). O jovem convertido ainda não foi disciplinado e
amadurecido por aflições e tentações. Contraste com At 21:16, "velho
discípulo".
João Calvino - Não um noviço. Havia muitos
homens de habilidade e erudição distintos que foram trazidos à fé
naquele tempo. Paulo proíbe que tais pessoas sejam admitidas ao ofício
de bispo assim que eles fizessem uma profissão do cristianismo. E ele
indica quão grande seria o perigo; pois é evidente que eles são
geralmente vãos, e cheios de ostentação, e, em conseqüência disso,
arrogância e ambição os dirigirão apressadamente. O que Paulo diz nós
experimentamos: porque "noviços" não só tem fervor impetuoso e ousadia
corajosa, mas também são cheios de uma confiança tola, como se eles
pudessem voar além das nuvens. Por conseguinte, não é sem razão que eles
estão excluídos da honra de um bispado, até que, no decorrer do tempo o
temperamento orgulhoso deles seja subjugado.
Para que não caia na condenação do diabo. O julgamento ou condenação do
diabo pode ser interpretado de três modos; porque alguns acham que
diabolos aqui significa Satanás; e outros, que significa caluniadores.
Eu dou preferência para a primeira; porque raramente acontece que
"julgamento" significa calúnia. Mas novamente, "o julgamento de Satanás"
pode ser tomado tanto ativamente quanto passivamente. Este segundo
sentido é adotado por Crisóstomo, com quem eu concordo de boa vontade de
que há um contraste elegante, que acentua a enormidade do caso: "Aquele
que é colocado sobre a igreja de Deus e cai, por seu orgulho, cai na
mesma condenação do diabo". Contudo eu não rejeito o significado ativo,
qual seja, que ele dará ocasião ao diabo de acusá-lo. Mas a opinião de
Crisóstomo está mais correta.
John Gill - Ou alguém plantado recentemente, a
versão arábica acrescenta: "na fé"; não significando um homem jovem,
porque isso o próprio Timóteo era; mas um novo adepto e membro de
igreja; um que chegou recentemente ao conhecimento da verdade e há pouco
abraçou e professou a fé e tornou-se um membro da igreja, uma nova
planta ali (...) A razão por que tal pessoa não deveria ser bispo,
presbítero ou pastor de uma igreja, é "para não suceder que se
ensoberbeça" - pela dignidade do ofício em que ele é colocado e a
opinião elevada dos homens e os grandes dons que o qualificam para tal
posição, que supõe-se que ele tem; porque o orgulho por causa disso tudo
pode se infiltrar e avolumar-se e exaltar as mentes especialmente de
adeptos jovens; de forma que há o perigo dele "incorrer na condenação do
diabo", ou "do maldizente", como a palavra é traduzida em 1 Tm 3:11 e o
sentido é então, que ele não deveria ser censurado e condenado por
aqueles que são dados à calúnia e detração e que ficam felizes por
qualquer oportunidade de repreender e vilificar os ministros da palavra.
Mas é melhor entender que está se referindo a Satanás; e então o
significado é, para que não caia sob a censura e condenação do acusador
dos irmãos; ou então para que não ele entre na mesma condenação e
castigo em que o diabo caiu, seus crimes sendo semelhantes. Porque
parece conseqüentemente que o orgulho foi o primeiro pecado do diabo e a
causa da apostasia dele de Deus; sendo soberbo com o seu próprio
conhecimento, força e dignidade; e não podendo suportar, que a natureza
humana pudesse ser colocada acima dos anjos.
John MacArthur - Colocar um novo convertido em
uma posição de liderança o levará a ser tentado pelo orgulho.
Presbíteros, portanto, devem ser tirados dos homens espiritualmente
maduros da congregação. cair na condenação do diabo - A condenação de
Satanás ocorreu devido ao orgulho por sua posição. Isso resultou na sua
queda da honra e autoridade (Is 14:12-14; Ez 28:11-19; cf. Pv 16:18). O
mesmo tipo de queda e julgamento poderia facilmente ocorrer com um novo e
frágil crente posto em uma posição de liderança espiritual.
Matthew Henry - Ele não deve ser um noviço,
alguém recentemente trazido à religião cristã ou alguém que é apenas
mediocremente instruído nela, que não sabe sobre a religião do que a
superfície dela, porque tal pessoa está sujeita a exaltar-se com
orgulho. Quanto mais ignorantes os homens forem, mais orgulhosos serão.
Para que não, ensoberbecendo-se com orgulho, ele caia na condenação do
diabo. Os demônios caíram por orgulho o que é boa razão por que nós
deveríamos prestar atenção no orgulho, porque é um pecado que
transformou anjos em demônios.
New American Commentary - O termo "novo
convertido" quer dizer ser "recém-plantado", ou seja, recentemente
convertido. A condição de ser um noviço tem mais a ver com a idade
espiritual do que com a idade cronológica. Igrejas não puderam levar a
cabo a proibição de usar um novo convertido nos primeiros anos de suas
existências. Só os primeiros convertidos poderiam assumir o ofício onde o
evangelho tinha aparecido recentemente (Atos 14:23). Por fim seria
importante selecionar líderes com suficiente maturidade para evitar as
armadilhas do orgulho. O perigo de designar um recém-convertido para uma
posição de liderança é que ele pode se tornar uma vítima da vaidade que
vem com a importância da sua nova posição. Ser "arrogante" (typhoo)
significa ser cego. O orgulho em uma posição proeminente produz uma
cegueira que embota a vigilância espiritual.
A referência a cair "sob o mesmo julgamento que o diabo" é traduzida
literalmente do grego como "o julgamento do diabo". Essa frase literal
tem duas interpretações diferentes possíveis. Pode referir-se ao
julgamento que o diabo recebe ou o julgamento que o diabo causa. A
tradução da NVI sugere que a primeira interpretação é preferível. A
tradução da Nova Bíblia em Inglês ("um julgamento tramado pelo diabo")
reflete a segunda interpretação. Fee segue a primeira interpretação,
sugerindo que o julgamento é aquele dado ao diabo pela morte e
ressurreição de Cristo (cf. Apocalipse 12:7.17; 20:7.10). Porém, Kelly
mostra que esta interpretação não nos prepara para o papel do diabo
colocando uma armadilha no v. 7. Naquele versículo Paulo descreve
Satanás como fixando uma armadilha para o bispo imprudente. Parece
melhor tomar as referências em ambos os versos 6 e 7 como condenações ou
armadilhas espirituais que Satanás causa. Pessoas orgulhosas ficarão
cegas para o trabalho de Satanás e cairão em derrota, dificuldades e
ruína (cf. 1 Tim 6:9, onde Paulo descreveu a progressão de cair, ficar
preso a ciladas, e se afogar). Esta é uma condenação que Satanás pode
infligir em líderes espiritualmente insensíveis. Embora a negação de
Cristo por Pedro não tenha sido por causada por orgulho, ela exibiu uma
arrogância e vaidade que vieram da cegueira diante da obra de Satanás (
Mt 26:30-35).
William MacDonald - Um recém-convertido ao
cristianismo ou alguém imaturo na fé esta desqualificado para a função
de bispo. O trabalho requer homens com experiência e entendimento na fé. O
perigo é um principiante se ensoberbecer e incorrer na mesma condenação
do diabo. Condenação do diabo significa não o julgamento que Satanás
acarreta ao homem, mas o que recai sobre o próprio Satanás por causa de
seu orgulho. Ele procurou uma alta posição para a qual não estava
qualificado, e, como conseqüência, foi rebaixado.
Conclusão
É um verdadeiro perigo colocar homens que são novos na fé ou que, como
nos lembra Matthew Henry, mesmo com muito tempo de igreja nunca deixaram
de ter um entendimento superficial da fé. Todo líder corre o risco de
cair na armadilha do orgulho, mas com neófitos isso é praticamente certo
que acontecerá. Há necessidade, portanto, de avaliar a maturidade
cristã geral do candidato a presbítero para que não se imponha as mãos
sobre ele precipitadamente (1 Tm 5:22), trazendo grave risco para a vida
do irmão e para toda a igreja.
Fica claro nos comentários acima que nunca houve pleno acordo quanto à
condenação do diabo (se é voz ativa ou passiva). Parece prudente ficar
com a opinião de Calvino. De qualquer maneira, fica bem clara a
gravidade da situação, independentemente da interpretação.
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Fonte: Bom Caminho Divulgação: Massoreticos
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